Blog

Veias dilatadas são um problema?

Percebo minhas veias muito dilatadas!! Será que tenho problema de varizes? Dr. Felipe Coelho explica em detalhes porque isso acontece.
Percebo minhas veias muito dilatadas!! Será que tenho problema de varizes? Dr. Felipe Coelho explica em detalhes porque isso acontece.

Quando vemos uma veia dilatada, já pensamos nas varizes.

E realmente, as varizes são veias dilatadas e tortuosas que perderam sua capacidade de funcionamento adequado.

Mas nem toda veia dilatada é uma veia varicosa.

Por exemplo, quando vamos colher sangue para fazer uma bateria de exames, é colocado um garrote no nosso braço justamente para as veias ficarem mais distendidas e assim ser mais fácil de colher o sangue. Normalmente as veias ficam bem dilatadas na hora que coloca o garrote, mas voltam ao normal após a coleta do sangue e remoção do garrote, não é mesmo?

Outra situação bem comum é quando deixamos a mão pendurada, as veias tendem a ficar bem distendidas. Mas assim que elevamos a mão, as veias voltam à condição normal. Isso acontece também nos dias mais quentes, o calor promove uma dilatação das nossas veias, mas isso passa após um banho gelado, ou mesmo quando Stamos em um ambiente com ar condicionado, as veias ficam normais novamente.

Atletas que tem baixa taxa de gordura corporal, ou pessoas que praticam musculação, tendem a ter as veias bastante aparentes, que ficam ainda mais distendidas no momento da atividade física. Isso acontece porque as veias se localizam abaixo da pele, e quanto menor a quantidade de gordura, mais aparente elas ficam. Mas em repouso essas veias tendem a ficar normais.

O fato da veia voltar à condição normal após um esforço ou alguma outra situação, como um garrote ou deixar a mão pra baixo, é muito importante.

Porque as varizes não tem essa capacidade!!! As varizes são veias dilatadas e tortuosas permanentemente. Ou seja, não voltarão mais à sua condição habitual.

Então pessoal, se vcs percebem as veias ficarem mais dilatadas em dias quentes, ou quando estão praticando seus exercícios, ou mesmo quando eixam a mão ou as pernas pendentes, trata-se de uma resposta natural do organismo.

Mas se você percebe uma veia na perna ou na coxa que está sempre dilatada, saltada da pele, tortuosa e eventualmente dolorida, é bem provável que você tenha varizes. Ai é importante passar por consulta com um Cirurgião Vascular para definir qual o melhor tratamento para o seu caso.


Felipe Coelho Neto - Doctoralia.com.br