Blog

Varizes podem sangrar?

Varizes que sangram!! Porque acontece a varicorragia? Dr. Felipe Coelho explica no blog!!
Varizes que sangram!! Porque acontece a varicorragia? Dr. Felipe Coelho explica no blog!!

O termo que utilizamos para uma veia varicosa que apresenta um sangramento é varicorragia.

É uma palavra complicada, mas que é simples ao explicarmos: é uma variz que sofre uma hemorragia, e assim ocorre um sangramento externo, algumas vezes assustando muito que sofre e quem acompanha pessoas com varizes no momento do sangramento.

A varicorragia é rara. Não acontece com frequência, e na maioria das vezes é decorrente de um pequeno trauma na região da variz, seja um arranhão com a própria unha ao vestir uma roupa ou calçado, ou do animalzinho de estimação, ou alguma batida dentro de casa.

Mas algumas pessoas apresentam sangramento sem trauma algum, de forma espontânea. Isso ocorre porque a pressão venosa em decorrência das varizes é tão grande que acaba causando a ruptura da parede delicada da veia, causando o sangramento. 

Pode ser muito assustador para quem experimenta a cena do sangramento, mas de forma geral não é de alto risco. 

O ideal é realizar a compressão do ponto de sangramento por 5 a 10 minutos e manter a perna elevada, para interromper o sangramento.

Se essas orientações forem seguidas, o sangramento pára. Depois é interessante fazer um curativo compressivo, colocando-se uma gaze dobrada na área do sangramento e enfaixar a perna por cerca de 12-24h. Normalmente ocorre a cicatrização do ponto de sangramento após esse período.

E deve-se agendar uma consulta com Cirurgião Vascular para programar o tratamento definitivo das varizes e impedir novos episódios de sangramento.

Como pudemos ver, as varizes extrapolam a esfera somente da estética, e pode trazer transtornos para os portadores da doença.

É muito importante não negligenciar as varizes e procurar tratamento o quanto antes. Se você tem varizes, agende uma consulta com um Cirurgião Vascular, ele é o especialista indicado para realizar o tratamento das varizes.

Felipe Coelho Neto - Doctoralia.com.br