Blog

Varizes nos pés - toda veia que aparece tem problema?

Veias nos pés - será que todas são alteradas?
Veias nos pés - será que todas são alteradas?

Quem nunca se assustou com aquelas veias altas no dorso do pé?

Não é incomodas pessoas procurarem o nosso consultório procurando orientações quanto às veias altas que aparecem no "peito" do pé.

Dá um certo medo de que sejam problemáticas, além de algumas pessoas acharem feio o aspecto delas.

De fato, algumas pessoas tem essas veias bastante aparentes, principalmente aquelas mais magras (é comum as veias serena parentes nas mãos e braços também). Isso não tem relação nenhuma com problemas de circulação, a explicação é que, como as veias ficam logo abaixo da pele, na gordurinha que temos ali, quem é mais magro fica com a veia mais aparente.

Em dias mais quentes, é mais comum que as veias dos pés fiquem mais distendidas, assim como após exercícios físicos.

Isso acontece porque a distensão dos vasos permite uma melhor troca de calor do corpo com o ambiente, exatamente o que ocorre em dias de calor ou durante as atividades físicas.

Importante destacar que se trata de uma situação totalmente normal, sem prejuízos para a pessoa.

Mas....

Existem casos de varizes nos pés sim!! Tanto vasinhos quanto varizes mais calibrosas, elas podem aparecer na região do tornozelo e dos pés.

Além do desconforto estético, podem causar sintomas como dor, peso, cansaço, queimação e inchaço nos pés, e devem sim ser tratados. são várias as possibilidades de tratamento, desde cirurgia até aplicação com espuma, com excelentes resultados.

Realizamos o exame de ecocolorDoppler (Doppler Vascular) para identificar a origem das varizes e assim programar o melhor tratamento.

Se você tem veias saltadas nos pés e isso te preocupa, consulte um Cirurgião Vascular. el é o especialista indicado para fazer sua avaliação: podem ser veias normais aparentes, ou realmente se tratar de um caso de varizes. Ele vai te ajudar a resolver esse problema.


Felipe Coelho Neto - Doctoralia.com.br