Blog

Saiba qual o melhor exercício físico para quem tem varizes.

Qual o melhor exercício físico para quem tem varizes?
Qual o melhor exercício físico para quem tem varizes?

Dentre as mudanças no estilo de vida, iniciar uma atividade física tem impacto extraordinário na saúde física e mental da pessoa.

Exercitar-se faz funcionar melhor todos os órgãos do corpo: coração, cérebro, músculos, ossos e a circulação.

O sangue que nutre todas as células - rico em oxigênio e nutrientes - é distribuído para todo o corpo quando o coração bate e as artérias levam o sangue para o corpo todo.

Depois que as células utilizam o oxigênio e nutrientes, o sangue retorna ao coração para que possa ser direcionado para os pulmões, oxigenado e devolvido ao coração, para começar um novo ciclo da circulação.

Quem é o responsável pelo retorno venoso são as veias. E esse sangue que circula nas veias em direção ao coração é impulsionado pelos músculos das pernas, que ao contraírem, ejetam o sangue dentro das veias em direção ao coração.

O exercício físico melhora tanto as artérias quanto as veias. 


A atividade física não vai fazer as varizes desaparecerem, mas vão melhorar e muito os sintomas como dores, peso, cansaço, queimação e inchaço nas pernas.


Mas qual seria o melhor exercício físico para a circulação?

Não existe uma resposta definitiva, porque é muito importante que a pessoa se identifique com o exercício, não adianta receber uma planilha de exercícios excelente se a pessoa não realiza a atividade. Precisa ser algo que dê satisfação, porque a constância é que é o mais importante.

Exercícios de força, como a musculação, o funcional e o Crossfit oferecem bons resultados porque aumentam a potência dos músculos, que ao contraírem, ejetam o sangue com mais eficiência. Aliado aos exercícios de força, atividades aeróbicas melhoram nossa condição cardiorrespiratória, melhorando o funcionamento do coração, dos músculos e da circulação.

Outros exercícios, como dança, Pilates, ciclismo, yoga, também melhoram o condicionamento físico e devem ser incentivados. 

Ou seja, a ideia é não ficar parado!!!

Comece devagar, escolha uma atividade que traga prazer e que você tenha vontade de fazer. Criar a rotina do exercício é fundamental, até porque não estamos motivados o tempo todo, e a persistência é a chave do sucesso.

Procure um educador Físico e um médico do esporte para orientações sobre o que funciona melhor para o seu caso. Voce nunca irá se arrepender de iniciar uma atividade física!!!

E se você tem varizes, além da atividade física, você deve procurar tratamento com um especialista: o Cirurgião Vascular é o médico indicado para realizar o tratamento das varizes.


Felipe Coelho Neto - Doctoralia.com.br