Blog

Quem precisa passar por um checkup vascular?

Dr. Felipe Coelho responde: quem precisa fazer um checkup vascular?
Dr. Felipe Coelho responde: quem precisa fazer um checkup vascular?

O ditado nos lembra que "prevenir é melhor que remediar". E de fato há muita sabedoria nessa frase.

E por que?

Basicamente porque o tratamento das doenças costuma ser mais trabalhoso e infelizmente a doença pode causar consequências ruins. Dessa forma, a prevenção realmente é o melhor caminho.

E quando falamos de problemas do território vascular essa afirmação é particularmente valiosa. As doenças da circulação costumam apresentar um longo período sem causar sintomas, mas promovendo alterações silenciosas nos órgãos. E quando os sinais e sintomas aparecem, a doença costuma estar nos seus estágios mais avançados.

Nossos hábitos de vida interferem diretamente na saúde vascular (na verdade, na saúde como um todo!!). Tabagismo, dieta desbalanceada, obesidade e sedentarismo fazem parte dos fatores de risco que causam uma série de problemas na circulação, aliados à história familiar de doenças circulatórias, que também desempenha papel de destaque.

Quem deve ser submetido ao um Checkup Vascular?

Idealmente, todas as pessoas deveriam passar por avaliações periódicas para pesquisa de fatores de risco e doenças ainda não aparentes, e no caso do Checkup Vascular, depois dos 40 anos é recomendado que todos passem por uma consulta especializada com um Cirurgião Vascular.

O Médico Vascular vai pesquisar o comportamento da pessoa, além de entender os fatores de risco e o histórico familiar, aliado ao exame físico, que permite identificar como está o funcionamento da circulação. em alguns casos, são realizados exames de Doppler Vascular, pelos quais identifica-se a presença de doenças nas artérias ou nas veias. 

Para aquelas pessoas que apresentam algum grau de doença identificada durante o Checkup Vascular, o Cirurgião Vascular deve estimular a mudança dos hábitos de vida, eventualmente prescrever medicações que protegem a circulação e, para os casos de pessoas que apresentam varizes, pode ser indicado o tratamento com aplicações, laser ou mesmo cirurgia.

Hábitos de vida saudáveis, como exercícios físicos, dieta e controle do peso são medidas muito positivas para promover a saúde da circulação. Abandonar o cigarro é uma medida crucial para evitar doenças da circulação. 

Importante ressaltar que o Checkup Vascular deve ser considerado como uma medida preventiva. Para que possamos praticar a sabedoria do ditado, a avaliação vascular é fundamental.

Consulte sempre seu Cirurgião Vascular.

Felipe Coelho Neto - Doctoralia.com.br