Elas podem causar dor, peso, cansaço, queimação, ardência, inchaço, e nas fases mais avançadas podem causar escurecimento da pele e até mesmo ferimentos que são bastante difíceis de cicatrizar.
E de onde elas vêm? Por que as pessoas desenvolvem varizes?
Essa é uma dúvida comum e entender de onde elas vêm é importante para entender o comportamento das varizes ao longo do tempo.
A principal causa das varizes é GENÉTICA. Isso mesmo, é uma herança familiar na grande maioria das vezes. Se na sua família muitas pessoas têm varizes, suas chances de ter aumentam.
As pessoas que os pais apresentam varizes tem chance muito maior de ter varizes do que aqueles que não tem ninguém na família que apresenta a doença.
As veias dessas pessoas que tem tendência familiar para desenvolver varizes começam a dilatar e ficar tortuosas com o passar do tempo e assim se desenvolvem as varizes.
É comum ouvir no consultório pessoas comentando assim: “tenho uma amiga que não se cuida, usa salto alto, está acima do peso, não faz exercícios, passa o dia sentada e não tem nenhum vasinho na perna!!” E ela que se cuida, faz exercícios, evita ficar muito tempo parada na mesma posição ou em pé, enfim, toma todos os cuidados e mesmo assim apresenta varizes que precisam de tratamento.
Isso acontece porque aquela amiga não tem a GENÉTICA para desenvolver varizes....
Por isso é tão importante consultar com um Médico Vascular para fazer a avaliação da sua circulação e das suas varizes. Ele é o profissional habilitado para entender o seu caso e definir a melhor opção de tratamento.
Não deixe de tratar as suas varizes. Elas podem parecer somente um problema estético, mas podem ser o primeiro sinal de que a sua circulação precisa de ajuda.
Se você tem alguma dúvida ou sugestão, mande uma mensagem para mim, será um prazer responder para você!! E não deixe de seguir minhas redes sociais, lá eu sempre posto dicas e informações sobre cuidados com a circulação e sobre o tratamento das varizes.