Blog

Pernas inchadas depois de viagens, já aconteceu com você?

Por que será que as pernas ficam inchadas durante viagens? Dr. Felipe Coelho explica em detalhes!
Por que será que as pernas ficam inchadas durante viagens? Dr. Felipe Coelho explica em detalhes!

Quem não gosta de viajar? Seja para praia, montanha, viagens culturais ou mesmo a trabalho, viajar é um dos maiores desejos do brasileiro.

Ainda mais depois de tanto tempo sem podermos viajar em razão da pandemia da COVID-19, as pessoas estão muito ansiosas para colocar o pé na estrada.

Quando vamos viajar, fazemos um planejamento detalhado, desde os cuidados com as passagens, com a bagagem, as reservas e o itinerário - todos os locais que queremos visitar - essa é uma parte muito legal da viagem, mesmo antes de sair de casa. Cuidar de todos os detalhes é muito importante.

Porém, algumas pessoas já começam a sofrer só de pensar em viajar: "minhas pernas vão inchar muito!!"

E por que será que as pernas ficam inchadas? Será que existe um problema com a circulação que favorece o inchaço?

Na grande maioria das vezes, o inchaço é decorrente da falta de movimentação das pernas durante a viagem. Normalmente viajamos sentados, e quanto mais tempo passamos parados sentados, mais impacto causamos na circulação.

Lembrando que para o sangue circular pelas veias e retornar ao coração, é preciso que os músculos da panturrilha - a batata da perna - se contraiam e impulsionem o sangue em direção ao coração.

Quando viajamos por períodos maiores que 3h, diminuímos a contração da musculatura da perna e o sangue fica estagnado - parado - nas veias da perna e a tendência é extravasar e causar o inchaço.

A maior parte das pessoas melhora do inchaço nos primeiros dias depois da viagem. Ao voltar a se movimentar normalmente, a circulação funciona melhor e resolve o problema do inchaço.

Mas se você tem problemas com inchaço frequentemente, mesmo sem viajar, pode haver algum problema com a circulação, e isso é um fator de alerta para você consultar um Cirurgião Vascular.

Inchaços passageiros em períodos de viagens é normal, e resolvem rapidamente em questão de dias. Inchaço recorrente, que demora para resolver ou se mantém constantemente, exigem uma avaliação detalhada com seu Cirurgião Vascular.

Aproveite suas férias, não deixe de viajar, explorar novos horizontes e fazer novas amizades!!! 

Felipe Coelho Neto - Doctoralia.com.br