Blog

O uso da pílula anticoncepcional e as varizes!

Pílula anticoncepcional e varizes - Dr. Felipe tira dúvidas sobre esse tema!!
Pílula anticoncepcional e varizes - Dr. Felipe tira dúvidas sobre esse tema!!

O papel da pílula anticoncepcional no desenvolvimento das varizes é bastante conhecido.

Mulheres que apresentam tendência genética para desenvolver varizes e passam a tomar a pílula anticoncepcional podem acelerar o processo de desenvolvimento das varizes. Isso ocorre porque os hormônios presentes na pílula - estrógeno e progesterona - tem efeito na parede da veia, causando seu enfraquecimento e consequente dilatação.

Algumas mulheres percebem o aumento dos vasinhos após iniciar o uso da pílula anticoncepcional, ou quando o ginecologista troca a medicação.

São situações bastante comuns.

Os anticoncepcionais melhoraram muito ao longo do tempo, diminuindo as doses dos hormônios sem perda de eficácia, e isso foi muito benéfico para aquelas mulheres que tem tendência genética de ter varizes. Os anticoncepcionais baseados em progesterona são preferíveis para mulheres que tem história familiar de varizes, pois esse hormônio tem menor impacto sobre a circulação.  

Existem também outros métodos anticoncepcionais, que podem ser utilizados por mulheres com história familiar de varizes.

Especialmente o DIU com hormônio de progesterona, que tem efeito local, com menor repercussão no corpo como um todo, além do fato de ser com progesterona, que tem menor impacto na dilatação das veias.

Mas Doutor Felipe, quer dizer que eu preciso parar de tomar meu anticoncepcional?

Não, na grande maioria das vezes o Ginecologista consegue fazer substituições que vão atender suas necessidades, sem precisar tirar o anticoncepcional. E outro aspecto importante é que o tratamento das varizes costuma ser muito tranquilo, e dessa forma mesmo que a pílula anticoncepcional desencadeie o aparecimento de varizes, os benefícios da terapia são muito significativos, e a mulher pode fazer o tratamento das varizes e dos vasinhos com o Cirurgião Vascular e seguir usando sua pílula anticoncepcional.

Se você tem história familiar de varizes e vai começar a tomar anticoncepcional, bata um papo com seu Ginecologista. ele já está habituado a lidar com casos de mulheres que tem medo de desenvolver varizes. Se for necessário, ele pode pedir que você consulte com um Cirurgião Vascular para fazer uma avaliação.

Com certeza essa dupla de especialistas vai conseguir chegar à melhor solução para o seu caso!!!


Felipe Coelho Neto - Doctoralia.com.br