Blog

Inchaço no corpo todo pode ser problema de circulação?

Inchaço no corpo todo pode ser problema de circulação?
Inchaço no corpo todo pode ser problema de circulação?

Pessoas com inchaço pelo corpo fazem parte de um público que visita o Cirurgião Vascular com frequência. Mãos, rosto, barriga e principalmente as pernas causam bastante desconforto quando estão inchados.

Também conhecido como edema, pode ser definido como o acúmulo de líquido nos tecidos, especialmente na gordurinha que fica embaixo da pele. Costuma piorar ao longo do dia, mas algumas pessoas experimentam o inchaço desde de manhã, sem melhorar com o repouso noturno. Quando apertamos com o dedo a área inchada, pode ficar uma marca mais funda, caracterizando o acúmulo de líquido embaixo da pele.

O inchaço do corpo todo normalmente é associado a algum problema de saúde que afeta a circulação.

Problemas no coração, nos rins, na tireoide, doenças reumatológicas, alimentação inadequada ou deficiente, períodos de imobilização (muito tempo parado, como em uma viagem longa ou durante uma internação hospitalar) - todos esses fatores afetam a circulação, que acaba permitindo que os líquidos que estão dentro dos vasos extravasem para o tecido subcutâneo, e assim se forme o inchaço.

Habitualmente não se trata de um problema na circulação os inchaços no corpo todo. 

É muito frequente não se encontrar nenhum problema de saúde em pessoas com inchaços pelo corpo: se trata de uma característica da pessoa, que tem facilidade de inchar, e muitas vezes há o relato de familiares que apresentam inchaço também. Além dessa característica pessoal, o comportamento influência bastante o inchaço. Pessoas que estão acima do peso, não fazem atividade física regular, passam muito tempo parados na mesma posição no trabalho e tem alimentação desbalanceada prejudicam o bom funcionamento da circulação e podem sofrer com edema.

Hábitos saudáveis são fundamentais para prevenir o inchaço, além de melhorar a saúde de uma maneira geral.  

Caso você perceba que somente as suas pernas estão ficando inchadas, ou um dos braços apresente um inchaço repentino, ai sim pode ser decorrente de um problema na circulação, e é necessária uma avaliação com um Cirurgião Vascular.

O inchaço pode ser somente uma manifestação de comportamentos inadequados, mas pode ser um problema de saúde. Se você tem ficado inchada frequentemente, é muito importante consultar com um médico, e caso necessário, ele encaminhará para o especialista mais indicado para o seu caso.

Felipe Coelho Neto - Doctoralia.com.br