Blog

Formigamento nas pernas durante os exercícios físicos!!!

Por que sentimos formigamento durante o exercício físico? Entenda o porquê em nosso blog!!
Por que sentimos formigamento durante o exercício físico? Entenda o porquê em nosso blog!!

Exercícios físicos estão entre as medidas mais saudáveis que podemos implementar em nossas vidas!!!

Melhora todo o organismo, ajuda a controlar o peso, o colesterol, a pressão, o açúcar do sangue, melhora os níveis de estresse e aumenta nossa sensação de bem estar.

Além de melhorar as articulações, músculos e circulação!!!

Mas pode acontecer de, no início da atividades física, a pessoa sentir uma espécie de formigamento, algo como "pinicar" a pele ao começar o exercício.

Isso é normal, o que acaba acontecendo é que, devido ao esforço, nosso corpo exige maior fluxo de sangue para a área exercitada, e para que isso aconteça, nosso organismo libera substâncias que promovem a dilatação dos vasos para que haja aumento de oxigenação.

E são essas substâncias, conhecidas como vasodilatadoras (porque promovem a dilatação dos vasos para aumentar a oferta de oxigênio durante os esforços) que causam essa sensação de formigamento nas pernas durante o período inicial dos exercícios. Algumas pessoas podem experimentar isso nas mãos também, e a explicação é a mesma.

Aos poucos, seu organismo vai acostumando com a atividade física e gradativamente o sintoma vai ficando menos intenso, até desaparecer completamente.

Esse não é um motivo para você não aderir à prática de atividade física regular!!!

Caso não haja melhora com o passar do tempo, ou mesmo ocorra piora, ou ainda aparecer dor junto com os sintomas de formigamento, ai é o momento de procurar ajuda. Seja com um Médico do Esporte, com um Ortopedista ou um cirurgião Vascular, esses especialistas vão te ajudar a encontrar a solução.

Não se esqueça, é mais fácil prevenir as doenças do que tratá-las!!! E nada melhor do que fazer exercício físico para promover saúde!!!

Consulte sempre um Cirurgião Vascular.

Felipe Coelho Neto - Doctoralia.com.br