Blog

Fazer academia pode causar vasinhos nas pernas?

Academia dá varizes, Dr. Felipe? Vou explicar como a academia só nos traz benefícios!!!
Academia dá varizes, Dr. Felipe? Vou explicar como a academia só nos traz benefícios!!!

As varizes tem como causa principal o fator genético. Como já comentamos em várias oportunidades aqui no blog, a tendência familiar é o principal responsável pelo surgimento das varizes.

Se as pessoas da sua família tem varizes, a chance de você vir a ter varizes no futuro é maior que uma pessoa que não essa tendência na família. Isso é o que chamamos de fator não modificável - aquele que não podemos fazer nada para mudar, está escrito no DNA da pessoa que ela vai desenvolver varizes.

Essa informação é muito importante porque explica o fato de haver pouca coisa a se fazer para prevenir o surgimento das varizes. As medidas que podemos tomar vão diminuir os sintomas das varizes, que são: dor, peso, cansaço, queimação e inchaço nas pernas no final do dia. 

E uma das principais medidas que podemos tomar para evitar os sintomas das varizes é a atividade física!! Quanto mais exercício físico fazemos, melhor o nosso organismo promove o retorno venoso e consequentemente sentimos menos desconforto nas pernas.

Mas fazer academia.... dá varizes?

Não, não dá. Nem varizes nem vasinhos, os exercícios não tem influência no aparecimento da doença venosa. Muito pelo contrário, como vimos anteriormente, os exercícios melhoram o funcionamento da circulação.

Dessa forma, o mito de que academia dá varizes cai por terra. Não precisa ficar preocupada, faça exercícios físicos regularmente, essa medida provavelmente é a mais valiosa para você melhorar sua saúde, sua disposição e o seu humor.

A academia é uma atividade física que desenvolve força muscular, assim promove melhor capacidade de bombeamento do sangue, melhorando o retorno venoso e prevenindo os sintomas.

Se você tem vasinhos ou varizes, precisa consultar com um Cirurgião Vascular. Ele é o especialista indicado para tratar seu problema.

Se você gostou desse texto, compartilha com pessoas que vão se beneficiar das leituras do nosso blog.

Se tiver alguma dúvida, manda mensagem pra gente, vai ser um prazer responder!!!!



Felipe Coelho Neto - Doctoralia.com.br