Blog

Como saber quais veias estão com problemas e precisam ser operadas?

"Dr. Felipe, como saber quais varizes precisam de tratamento?"
"Dr. Felipe, como saber quais varizes precisam de tratamento?"

Varizes são veias dilatadas e tortuosas permanentemente.

Esse é o primeiro conceito que precisamos entender sobre as varizes. Isso quer dizer que veias que não estão dilatadas ou tortuosas não devem ser removidas, pois ainda desempenham funções importantes no sistema venoso.

Mas como saber se a veia está dilatada? Existem algumas maneiras, que vou descrever agora:

- Veias varicosas que são visíveis na pele - são aquelas elevadas, que formam aquelas "bolas" de veias na pele. São bastante evidentes, essa é a forma mais fácil e comum de identificar as varizes;

- EcoDoppler (ou ultrassom vascular) - com o aparelho de ultrassom, o Cirurgião Vascular pode medir o diâmetro da veia e identificar as varizes. É uma forma bastante útil e a mais utilizada no consultório do Vascular, pois é bastante precisa e permite identificar varizes que ainda não estão aparentes na pele;

- Realidade aumentada - é um aparelho que permite a visualização das varizes e das veias, e assim podemos verificar quais estão dilatadas e tortuosas.

O Vascular usa todos os recursos para identificar as varizes. Uma vez identificadas, é preciso determinar o diâmetro das varizes, pois a escolha da melhor técnica de tratamento vai depender muito do diâmetro. 

Varizes muito grossas (mais de 3mm de diâmetro) são mais comumente tratadas utilizando a cirurgia de varizes.

Varizes pequenas (aquelas com diâmetro entre 1 e 3mm) podem ser tratadas sem cirurgia, com laser transdérmico e aplicações.

Os vasinhos (também chamados de telangiectasias) são aqueles vermelhos, roxinhos ou azulados que tem menos de 1mm. São comumente tratados com aplicações, mas podemos utilizar o laser transdérmico também.

A espuma é uma técnica que pode ser empregada para todos os tipos de varizes (leia mais aqui: https://drfelipecoelho.com.br/blog/tratamento-de-varizes-com-espuma ), mas que deve ser utilizada com muito critério para obtermos os melhores resultados.

Como vocês podem perceber, o diagnóstico e o tratamento das varizes pode ser feito de várias formas e cada pessoa tem uma característica que definirá a melhor opção para ela. 

Se você tem varizes, não negligencie o seu problema. As varizes podem progredir e apresentar complicações, e a melhor maneira de prevenir é o tratamento logo no início. 

Consulte um Cirurgião Vascular, ele é o especialista mais preparado para fazer seu tratamento.

Felipe Coelho Neto - Doctoralia.com.br