Varizes são veias que um dia foram normais, mas que passaram a ficar dilatadas, tortuosas e com uma coloração mais azulada de uma forma definitiva. Isso que dizer que não há possibilidade de retornarem ao estado normal de antes.
Por isso, passam a não desempenhar suas funções de maneira apropriada, e podem causar sintomas.
Assim, a remoção das varizes por meio de uma microcirurgia, é uma alternativa muito interessante de tratamento.
"Mas como é feita a microcirurgia de varizes? "
Usamos o ultrassom vascular para mapear as varizes e identificar a origem delas. Assim, marcamos as varizes com uma caneta com a finalidade de registrar a localização exata das varizes para o momento da cirurgia.
Fazemos a anestesia local somente nos trajetos das varizes para removê-las sem que a pessoa sinta dor. Para retirar as varizes fazemos um pequeno corte (que normalmente nem precisar dar ponto) e com um instrumento semelhante a uma agulha de croché, “pescamos” as varizes e assim vamos removendo todas elas.
O médico anestesista faz uma sedação leve para dar mais conforto à pessoa, que assim nem sente a anestesia local.
Por fim, fazemos um curativo usando micropores nos pequenos cortes e depois colocamos uma meia elástica que melhora os resultados da cirurgia.
Normalmente a pessoa vai para casa depois de 3-4h e já pode caminhar, agachar, subir escadas e fazer as refeições sem restrições. No dia seguinte está liberada para dirigir e todas as atividades cotidianas. Atividades físicas estão liberadas após 5-10 dias.
Como vimos, a microcirurgia de varizes é um procedimento delicado pelo qual removemos as varizes de uma maneira minimamente invasiva. Isso é muito importante para que a pessoa não sinta desconforto decorrente do procedimento.
Quando realizada de forma adequada, oferece resultados muito satisfatórios e duradouros. Permite removermos as varizes que causam sintomas ou apelo estético nas pacientes.
Faça seu tratamento com um Cirurgião Vascular. Ele é o especialista indicado para o tratamento dos problemas da circulação.