Blog

As varizes "voltam" depois do tratamento?

Dr. Felipe Coelho explica porque as varizes voltam!!
Dr. Felipe Coelho explica porque as varizes voltam!!

Como isso funciona? Depois que trata as varizes, elas voltam? 

Para responder essa pergunta, eu preciso contar uma coisa pra você antes.

Existe um grande número de doenças que tem origem genética. Isso quer dizer que, da mesma forma que os filhos se parecem fisicamente com os pais, eles se parecem em termos de doenças. Uma pessoa cuja mãe tem ou teve varizes, tem mais chances de desenvolver varizes ao longo da vida.

Essa é a chave para entender a resposta da nossa pergunta.

“Como assim Dr. Felipe?”

Quando fazemos a cirurgia, ou a aplicação, ou mesmo o laser, ao fim do tratamento todas as varizes tratadas desaparecem, e essas não voltam mais. Isso mesmo....as varizes tratadas não voltam mais.

No entanto, as varizes fazem parte do grupo de doenças que passam pelas gerações: mães com varizes tendem a ter filhas com varizes!! Essa característica genética está presente sempre, e ela determina que a pessoa desenvolva varizes.

Então, quando a gente fala pra pessoa que as varizes que foram tratadas não voltam mais, é verdade, porque aí não se incluem as novas varizes que aparecem após o tratamento.

“Então, as varizes voltam né Dr. Felipe??”

Entendendo que novas varizes vão sempre surgir, devido à característica genética que a pessoa tem, podemos sim dizer que, apesar do tratamento, novas varizes podem aparecer.

O importante é sempre acompanhar com o Cirurgião Vascular, para que ele possa identificar as novas varizes caso elas apareçam, e assim poder definir a hora certa de tratar!!!


Felipe Coelho Neto - Doctoralia.com.br