Códigos Google Analytics Varizes Londrina - Varizes PR - Dr Felipe Coelho - Cuide da Saúde

Cuide da Saúde

Aneurisma da Aorta Abdominal - AAA

1. O que é o AAA?
2. Por que ocorre o AAA?
3. Quais os sintomas apresentados pelo portador de um AAA?
4. Qual o tratamento para o AAA?

A aorta é a maior artéria do corpo humano. Esta artéria tem origem no coração, fornece ramos que levam o sangue para o segmento cefálico e membros suepriores , atravessa o tórax e adentra o abdome, sendo responsável também pela irrigação dos órgãos abdominais e dos membros inferiores.
No seu segmento abdominal, a aorta pode sofrer dilatação progressiva da sua parede e, se não for diagnosticada e devidamente tratada, pode continuar a dilatar e eventualmente sofrer ruptura, causando sangramento grave e levar o paciente à óbito.

Por que ocorre o AAA?
Existem alguns fatores de risco para desenvolvimento do aneurisma da aorta abdominal além de alterações próprias na parede da aorta. São eles: idade maior que 60 anos, sexo masculino, hipertensão arterial, tabagismo, história familiar de aneurisma da aorta abdominal , história de doença arterial periférica e doença pulmonar obstrutiva crônica.
Quais os sintomas apresentados pelo portador de um AAA?

Em geral, os aneurismas da aorta abdominal são silenciosos, não causam sintomas, sendo descobertos durante investigação para outros problemas de saúde. Alguns pacientes podem referir sensação de pulsatilidade no abdome (“doutor, eu tenho um coração batendo na barriga”), outros podem queixar de dores nas costas e raramente  queixam de dores ou alterações nos membros inferiores.
Outra complicação grave do aneurisma da aorta abdominal é o desprendimento de fragmentos  de dentro do aneurisma e esses fragmentos causarem obstrução em pontos distantes da circulação, causando dor e a possibilidade de perda do membro comprometido pela obstrução.

Qual o tratamento para o AAA?

Pessoas com mais de 60 anos e fatores de risco devem ser avaliadas por um Cirurgião Vascular para rastreamento, orientações e tratamento do aneurisma da aorta abdominal. Isso porque dependendo do tamanho do aneurisma, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para correção do AAA. O aneurisma da aorta abdominal é uma doença grave que quando não tratada adequadamente, pode levar o paciente à morte. Mas quando identificada precocemente pode ser acompanhada e tratada adequadamente, impedindo a complicação mais grave da doença que é a sua ruptura.